Azeite de Mirandela além fronteiras

PUB.

Qua, 06/04/2005 - 11:43


A Câmara Municipal de Mirandela (CMM), a Asociación para el Desarrollo del Guadajoz (ADEGUA) e a Societé d’Equipement de Nîmes Metrópole (SENIM) são as entidades que participam no projecto “Terra Olea, Marca de Qualidade Turística da Cultura da Oliveira”, aprovado pela União Europeia, no âmbito do programa comunitário Interreg III B Sudoe.

A ADEGUA, grupo de desenvolvimento rural localizado na comarca oliveireira de Baena (Espanha), vai coordenar este projecto, em que serão parceiros Nîmes, em França, e Mirandela, em Portugal.
A marca “Terra Olea” vai agrupar estas três entidades associadas a outros tantos territórios oleícolas, com qualidade certificada para os seus azeites.
Esta iniciativa visa pôr em curso uma iniciativa de valorização e gestão de um produto de turismo cultural vinculado à cultura da oliveira e do azeite.

Promover o turismo cultural

Quanto à marca vai converter-se num sistema normalizado, que, como Carta de Qualidade, tem a missão de avaliar todos os produtos e serviços turísticos aderentes, nas zonas oleícolas de Baena, Trás-os-Montes e Nimes.
A ADEGUA, a CMM e a SENIM começaram o seu relacionamento há três anos e decidiram aproveitar os fundos europeus para melhorar a competitividade, não só no sector do azeite, como também na valorização cultural e dos recursos e na diversificação económica.
O início dos trabalhos está previsto para esta primavera, prolongando-se durante 24 meses e dispondo de um orçamento inicial de 838.842 €, repartido pelos três parceiros.