class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163578 node-type-noticia">

            

Autocross Europeu em Murça

Ter, 11/04/2006 - 00:22


Durante o passado fim-de-semana, a vila de Murça recebeu milhares de forasteiros que se deslocaram a Trás-os-Montes para assistir ao campeonato Europeu de Autocross.

Esta prova contou com equipas de toda a Europa, que marcaram presença com os seus campeões nas diversas categorias.
O piloto bragançano, João Domingues (Joca), actual campeão Nacional de Autocross da Divisão Rainha não quis deixar os seus créditos por mãos alheias e começou cedo a tomar conta da grelha de partida.
Na primeira e segunda manga conseguiu o1º e 2º lugar, prevendo-se uma luta aguerrida nas duas etapas seguintes. Na terceira manga, João Domingues parte na 1ª grelha de partida, levando todos os concorrentes na sua peugada, mas na primeira volta capotou, sendo relegado para a 4ª posição na grelha da final.
Após o levantamento do carro, todos os elementos da equipa, chefiados pelo seu manager Germano, não pouparam esforços para levar o campeão à linha de partida com o carro nas devidas condições de funcionamento.
Na final e na volta inicial, o russo Sergey, em Renault Clio, com o propósito de desclassificar o campeão português, toca na roda traseira do lado direito do carro de João Domingues e faz rodopiar em pião. Este contratempo fez com que Joca esperasse pelos restantes concorrentes para se fazer, de novo, à pista e iniciar a corrida, partindo da última posição. A arte e o engenho do piloto, contudo, fez com que acabasse a prova em 5º lugar.
Aliás, não é à toa que a Câmara Municipal de Murça (CMM) fez questão de inserir o Ford Focus do campeão português no cartaz das provas e nos bilhetes.

Pista com condições

O presidente CMM, João Teixeira, estava radiante com o acontecimento na vila de Murça. “Foi uma opção que fizemos há três anos. Com a não realização do Campeonato Europeu em Lousada e com o apelo feito pelo Automóvel Clube de Vila Real não perdemos a oportunidade de trazermos esta prova para Murça”, afirmou o edil. A autarquia criou as condições necessárias para a realização desta prova e, em 2004, em conjunto com o Automóvel Clube de Vila Real foi pedida a inspecção da pista à Federação Internacional de Autocross e Kart Cross.
“A Federação fez as exigências e nós fomos dando resposta a essas falhas. Em 2004 fizemos alterações profundas, com o corte vertical de taludes, as grelhas de segurança aos fiscais da pista e, em 2005, continuámos as obras nas casas de banho e do raid triplo”, acrescentou o autarca.
Este ano, as obras que eram exigidas pela Federação Internacional foram concluídas e, neste momento, a pista tem óptimas condições para os pilotos e para o público.
O município investiu 120 mil euros anuais nesta pista, que ao longo do ano vai acolher provas nacionais.
Além disso, durante as provas também se vendem os produtos da terra, bem como outras iguarias que contribuem para o aumento de receitas na vila.

Obstáculos na prova do
campeão nacional

João Domingues, o número um no Campeonato Nacional, afirma que esta prova foi um pouco azarada. “ Tivemos um capotanço e vários obstáculos que contrariaram aquilo que estava previsto”, acrescentou o piloto.
No entanto, o piloto conseguiu recuperar o carro a tempo e horas para a final. “Larguei bem atrás de dois ex- campeões europeus, mas ao final da primeira volta fui abalroado por trás por um concorrente que me fez despistar e passar para o último lugar”, salientou João Domingues.
A partir daqui, o campeão nacional foi tentando recuperar os lugares perdidos até conseguir a quinta posição.

Orlando Bragança

Classificação Geral Divisão 1

1º - Helmut Wild - VW Pólo Turbo
2º - Aleksandr Kvashni - Renault Clio
3º - Ladislav Brozek - Ford Focus
4º - Aschot Ervandian - VW Golf Turbo
5º - João Domingues - Ford Focus
6º - Otílio Ferreira - Ford Escord
7º - Adão Pinto - Toyota Supra
8º - Eduardo Herrera - Peugeot 106
9º - Sergey Kvashnin - Renault Clio
10º - José Azevedo - Renault Laguna