Autarquias apostam em núcleos

PUB.

Ter, 14/02/2006 - 15:56


Ao que foi possível apurar, Vinhais é o único concelho do distrito de Bragança onde o ensino do inglês ficou, até agora, limitado às escolas da sede do município.
Nos restantes municípios, as autarquias apostaram na criação de núcleos em escolas estratégicas para agruparem os alunos oriundos de escolas com um número reduzido de crianças.
O transporte, os manuais e a contratação de professores é da responsabilidade das Câmaras, pelo que a autarquia da capital de distrito optou por estabelecer uma parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, para auxiliar na contratação e avaliar o trabalho dos docentes envolvidos no projecto.

Já nos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Alfândega da Fé, as autarquias estabeleceram protocolos com escolas de inglês, para verem facilitado o processo de contratação de professores que, neste caso, é da responsabilidade das escolas parceiras.
As crianças mostram-se entusiasmadas com a aprendizagem da nova língua, visto que a estratégia de alguns docentes é ensinar inglês a brincar. Músicas e desenhos animados são alguns dos instrumentos pedagógicos utilizados para captar a atenção dos mais novos.
“É gratificante para nós vermos como as crianças estão a acompanhar bem o programa que nós estabelecemos com as noções básicas de inglês. Eu aposto em materiais pedagógicos que atraiam a atenção dos alunos, porque assim vão assimilando mais conteúdos”, realça Antero Freitas, professor de inglês no concelho de Bragança.