Aumento do IVA preocupa empresários

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 17:18


A Reparação Automóvel, na hora da verdade…” foi o tema escolhido pela ANECRA para o seu 2º Encontro Nacional da Reparação e Manutenção Automóvel, que teve lugar no passado Sábado no Porto.

Neste Encontro a ANECRA propôs uma análise acerca das razões que conduzem ao grave estado de coisas em que se encontra mergulhado o sector da Reparação e Manutenção Automóvel, na perspectiva de se criarem as condições necessárias para inverter esta tendência.
Um dos temas de actualidade em destaque neste Encontro foi o impacto do aumento do IVA no sector automóvel. Neste enquadramento, a Direcção da ANECRA condenou o aumento da taxa do IVA, referindo que os seus efeitos se farão sentir negativamente no poder de compra dos Portugueses e levará a um inevitável agravamento da estagnação que se vive no Comércio e na Reparação Automóvel, pondo em causa a sobrevivência do seu tecido empresarial.
A ANECRA considerou ainda que este penalizador aumento do IVA levará a que o seu peso no preço de venda dos bens ou dos serviços potencie uma maior fuga ao Fisco através de um mais que possível incremento da “Economia Paralela”, com consequente agravamento das práticas condenáveis de “Concorrência Desleal”. Face a isto a Direcção da ANECRA prevê que se venha a confirmar uma maior propensão para a derrapagem das actividades do sector antevendo-se um segundo semestre muito recessivo caracterizado por uma inevitável e acentuada quebra do mercado, tanto do Comércio e da Reparação Automóvel.
Outro tema que mereceu grande destaque foi a questão da Discriminação da Oficinas por parte de algumas Seguradoras.
A Direcção da ANECRA afirmou estar consciente dos incalculáveis prejuízos que a recusa de reparação em oficinas escolhidas pelos clientes/lesados, por parte de algumas Companhias de Seguros, tem causado nas empresas suas associadas, e disse estar pronta a lutar por todos os meios, pelo fim da prática discriminatória e lesiva, não só dos interesses dos Consumidores, dos Reparadores, como também, atentatória da livre concorrência no Mercado.