Aulas a 100 por cento

PUB.

Ter, 17/10/2006 - 16:08


Após o encerramento de 22 estabelecimentos de ensino, a Escola EB2,3 de Vinhais foi transformada no maior pólo escolar do concelho.

Com cerca de 180 alunos, oriundos de diferentes freguesias, a escola da sede de concelho reúne todas as condições físicas e pedagógicas necessárias para uma aprendizagem de sucesso.
A par das amplas salas de aula, também está dotada com biblioteca, sala de informática com acesso à Internet, cantina e alguns espaços polivalentes.
Segundo o presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento Vertical de Escolas de Vinhais, Rui Reis, estão reunidas as condições para responder ao modelo de ensino do século XXI, que defende uma educação cada vez mais humanista e inclusiva.
Apesar de considerar que ainda há alguns aspectos a melhorar, nomeadamente ao nível da socialização e da minimização das diferenças na sala de aula (uma vez que as turmas são bastante heterogéneas) o responsável considera fundamental para os alunos a reorganização escolar, enaltecendo a forma como foi conduzida nas escolas de acolhimento de todo o concelho.
Além disso, salienta que esta mudança não se resumiu ao 1º Ciclo, visto que os alunos do 2º e 3º Ciclos foram transferidos para as instalações da Escola Secundária.
Distribuídos por quatro pólos escolares (Vinhais, Penhas Juntas, Vilar de Lomba e Rebordelo), os alunos do 1º Ciclo tiveram assegurados, desde o passado dia 15 de Setembro, o transporte, refeições, bem como as actividades de enriquecimento curricular.

Pequeno- almoço e lanche para todos

“A autarquia criou 22 circuitos para o Mundo Rural, com carrinhas de nove lugares, e , pela primeira vez, um circuito para a vila, exclusivos para alunos do 1º Ciclo. As crianças são transportadas até ao perímetro escolar, garantindo-se, assim, todas as condições de segurança”, acrescentou o vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso.
Em relação às refeições, o responsável explica que esta tarefa está a cargo de uma empresa, que confecciona a totalidade das refeições na escola da vila e faz a distribuição pelos restantes estabelecimentos de ensino do concelho.
Além do almoço, a autarquia também oferece a todas as crianças o pequeno-almoço e o lanche, uma iniciativa pioneira no concelho.
No âmbito das actividades de enriquecimento curricular, os alunos do 1º Ciclo estão a frequentar aulas de Educação Física, Música e Inglês.
No plano das obras, Roberto Afonso realça que todas as escolas de acolhimento foram intervencionadas, um investimento que rondou os 25 mil euros, suportado pela Câmara Municipal e pelas Juntas de Freguesia.
“As obras de maior envergadura, como foi o caso dos trabalhos de beneficiação ao nível do chão, pinturas, aquecimento e caixilharias, foram todos concluídos antes do início das aulas. Agora vamos corrigindo pequenas situações que possam surgir”, concluiu Roberto Afonso.