Atrair população para o meio rural

PUB.

Ter, 04/10/2005 - 15:03


A deslocação de pessoas dos centros urbanos para o meio rural é um fenómeno que afecta o País, pelo que é urgente desenvolver estratégias acolher as novas populações.

Esta foi uma das conclusões a que chegaram algumas entidades do distrito de Bragança durante um seminário sobre “Estratégias de acolhimento de novas populações”, que decorreu na passada quarta e quinta – feira, em Bragança, e contou com a presença de representantes da vizinha Espanha, França, Grã- Bretanha e Hungria.
De acordo com o coordenador da CoraNE – Associação para o Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, Leonel Vaz, o problema da desertificação das freguesias da Terra Fria pode ser superado com a criação de estratégias para acolher os neo-rurais.
Para tal, chegou-se à conclusão que deve haver uma cooperação entre as entidades locais e as entidades nacionais, para que a política nacional tenha em conta as especificidades de cada região. Contudo, também ficou vincado que “as regiões não devem ficar à espera das políticas nacionais e devem definir as suas prioridades e necessidades, para desenvolverem estratégias que, posteriormente, deverão ser comunicadas ao poder central”.

Criar condições para a fixação
de novas populações

Durante a reunião foi, igualmente, proposto que a União Europeia defina uma política de emigração e de acolhimento, como forma de combater o êxodo rural e incentivar o repovoamento do meio rural.
Neste encontro também foram discutidas as novas possibilidades económicas para a dinamização do Mundo Rural, que estão directamente ligadas ao repovoamento dessas zonas, através da captação de gentes oriundas do estrangeiro ou das cidades.
As formas de acolhimento de novas populações e o fomento do fluxo de regresso das pessoas à terra natal estão a ser alvo de um estudo, que pretende definir o conceito de meio rural, bem como as motivações daqueles que procuram estas zonas para viver.
“O problema da Terra Fria é a despovoação das freguesias rurais. Por isso, é necessário estudar o fenómeno de deslocação das populações, para se saber porque é que procuram o meio rural e o que é que esperam encontrar”, realçou o coordenador da CoraNE.
Após a definição de estratégias e políticas de acolhimento por parte das entidades locais, os programas financeiros existentes para o desenvolvimento do Mundo Rural podem ser o principal trunfo para melhorar as condições de vida nas aldeias.