class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163498 node-type-noticia">

            

Associações juvenis apoiadas

Ter, 04/04/2006 - 14:35


A delegação de Bragança do Instituto Português da Juventude (IPJ) assinou 38 protocolos com associações juvenis de todo o distrito, no valor de cerca de 90 mil euros.

Segundo o delegado do IPJ, Vítor Pereira, esta iniciativa insere-se no Programa de Apoio às Associações Juvenis, que têm que ter, no mínimo, 60 por cento dos membros da direcção com menos de 30 alunos.
Estes apoios contemplam actividades recreativas, culturais e debates, aquisição de diverso equipamento e a construção de infra-estruturas, nomeadamente sedes.
Não especificando o teor dos protocolos, Vítor Pereira referiu que o subsídio mais alto rondou os cinco mil euros. No entanto os apoios a cada instituição foram de cerca de 2 mil euros.
Segundo o delegado do IPJ, o número de associações juvenis no distrito de Bragança tem vindo a aumentar ano após ano, o que demonstra que os jovens estão interessados em participar no associativismo e em desenvolver trabalho de voluntariado.
Neste momento, o distrito de Bragança conta com 82 colectividades de jovens e existem mais 15 à espera da atribuição do estatuto.
O aumento do número de associações leva a que o distrito consiga uma verba maior, embora também haja um maior número de candidaturas, o que impossibilita o aumento do apoio concedido.
Este ano, o protocolo com um valor mais alto foi estabelecido com a Azimute, visto que é a associação responsável pela organização das Jornadas da Juventude que vão decorrer dia 9 de Junho, em Bragança.