class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164246 node-type-noticia">

            

Associações empresariais mais unidas

Ter, 08/08/2006 - 15:02


As associações comerciais e industriais do distrito de Bragança formaram a Federação das Associações Empresariais de Trás-os-Montes (FAET), oficialmente constituída, em Bragança, no passado dia 20 de Julho.

Para já, são 12 os membros desta federação que tem como presidente da comissão instaladora, Artur Nunes, também presidente da Associação Comercial de Miranda do Douro.
Os objectivos que levaram à constituição desta federação prendem-se com a necessidade da região se preparar para os desafios do IV Quadro Comunitário de Apoio que, ao que tudo indica, estará vocacionado para projectos de grande envergadura. Por isso, prevêem-se candidaturas exclusivamente destinadas a projectos com grande dimensão, tanto no número de beneficiários como nos valores envolvidos.
Quanto a objectivos, o presidente da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro e representante da comissão instaladora da FAET, Artur Nunes, vincou a necessidade dos “empresários se fazerem ouvir a uma só voz”.

Feira Agro-Alimentar para breve

Quanto à organização de feiras ou certames empresariais, a FAET pretende redimensionar o calendário de feiras na região, chegando a falar na organização de uma Feira Agro-Alimentar para breve.
O NERBA, presidido por Rui Vaz, ex-presidente da Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros, não se quis associar a esta iniciativa, apesar de ter sido contactado para esse efeito.
Os membros da FAET ainda não decidiram a localização da sede deste organismo, mas as eleições para os órgãos sociais já estão marcadas para o próximo dia 2 de Setembro.
Recorde-se que Jorge Gomes, antecessor de Rui Vaz no NERBA e actual governador civil de Bragança, foi um dos patronos da ideia de formar uma federação das associações de empresários do distrito de Bragança.
Questionado sobre o papel do NERBA, Artur Nunes respondeu, apenas, que o NERBA representa 80 empresários, enquanto a FAET representa 5 mil.
Segundo o dirigente, a Federação já efectuou diligências no sentido de ter como associados outros organismos empresariais da província transmontana. As Associações empresariais de Lamego, Foz Côa, o NERVIR e a ACISAT já mostraram interesse em aderir à FAET.