ASCUDT reivindica sede

PUB.

Ter, 16/05/2006 - 14:23


As instalações actuais e o terreno da futura sede da Associação Sócio – Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT) integraram o roteiro da visita que a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, efectuou à região, na passada quinta-feira.

A par desta iniciativa foram, ainda, plantadas árvores, que simbolizam as pessoas com deficiência, no local onde vai ser construída a nova sede da instituição, situado em Vale d´Álvaro.
Há cerca de dez anos que a ASCUDT espera pela concretização deste projecto, que orça em 900 mil euros. Agora, com este avanço, “vamos tentar integrá-lo no programa Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e, deste modo, conseguir, uma comparticipação que pode chegar aos 75 por cento”, informou o presidente da direcção da ASCUDT, Fernando Guilherme Silva.
Se o projecto for aprovado rapidamente, o responsável espera ver a construção concluída em 2008. “Assim que este equipamento estiver pronto, vamos poder aumentar o número de utentes”, salientou.
A nova sede da ASCUDT vai integrar novas valências, como ginásio, lar residencial, apoio domiciliário, que irão servir cerca de uma centena de pessoas, em todo o distrito de Bragança.
A construção desta infra-estrutura vai ser integrada no PARES, uma iniciativa que, através das verbas dos jogos sociais, vai permitir a construção de vários equipamentos com o objectivo de servir pessoas com deficiência.
Na óptica de Idália Moniz, estes projectos vão colmatar algumas das carências dos portadores de deficiência. “É muito importante que estas pessoas e as suas famílias consigam desenvolver as suas vidas em equidade e igualdade com os outros”, reforçou a responsável.