class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167774 node-type-noticia">

            

Arquivo Municipal nas Casas dos Magistrados

Ter, 15/01/2008 - 10:59


As Casas dos Magistrados de Mogadouro, ocupadas, por norma, por magistrados do Ministério Público ou juízes daquela Comarca, vão passar para a alçada do município, que ali pretende instalar o Arquivo Municipal. “Há cinco anos que a autarquia luta pela aquisição dos imóveis, de modo a poder colocar lá o acervo do concelho. No passado, os Arquivos Municipais foram, por duas vezes, atingidos pelas chamas e, agora, não podemos correr esses riscos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro (CMM), Morais Machado.

Actualmente, o Arquivo Municipal está instalado no edifício da autarquia, mas em “condições muito precárias, sendo que os documentos têm de ser conservados por pessoal qualificado, de forma a preservar a memória colectiva do concelho de Mogadouro”, defende.
Segundo o edil, “o executivo entende que um projecto construído de raiz ficaria bastante dispendioso e a Câmara não tem disponibilidade financeira para o efeito. Como os edifícios estão em terrenos municipais, chegou-se a um acordo com o Ministério da Justiça, através de um protocolo” explicou o autarca.
No entanto, foi efectuada uma avaliação das Casas do Magistrados, que foi fixada em cerca de 185 mil euros. O Executivo Municipal aprovou a verba que será paga pelo município, através de obras de conservação a efectuar no Palácio da Justiça ao longo dos próximos 10 anos.
“Foi um bom negócio para edilidade, pois, assim, vai-se conservando o edifício do Tribunal e, mesmo tempo, ficamos com um certa garantia de que não fecha”, afiançou Morais Machado.