class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168202 node-type-noticia">

            

Arcas vendeu produtos da terra

Ter, 04/03/2008 - 10:29


Realizou-se no passado fim-de-semana, em Arcas, Macedo de Cavaleiros, o V Rural Arcas – Feira dos Produtos da Terra.

Esta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Arcas, com o apoio da autarquia macedense, tenta promover os produtos locais junto dos visitantes. Para atrair mais público organizam-se, ainda, montarias e oferece-se animação de carácter folclórico ou etnográfico-musical.
A edição deste ano, apesar de seguir o mesmo modelo, contou, apenas, com uma montaria, ao contrário dos anos anteriores em que decorriam sempre duas.
O número de atiradores também ficou aquém das expectativas da organização, visto que só estiveram cinquenta armas apontadas aos animais bravos e havia mais portas disponíveis. Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Arcas, Artur Parreira, a pouca procura deveu-se ao facto de haver muitas montarias na região.
O autarca considera, no entanto, que os objectivos do V Rural Arcas – Feira dos Produtos da Terra foram alcançados, visto que houve movimento, o que permitiu aos produtores da freguesia escoarem os seus produtos. Desta forma, a feira contribuiu para o aumento do rendimento das pessoas locais.
No entanto, Artur Parreira admitiu que nas próximas edições o envolvimento da autarquia tem que ser maior, nomeadamente ao nível da actuação dos grupos de caris etnográfico. O Grupo de Bombos de Vale da Porca e Grupos de Cantares de Castelãos actuaram, apenas, “vinte minutos”, alegando que “o protocolo que tinham com a câmara não permitia mais”, o que fez com que às 10 horas do passado sábado a feira estivesse terminada.

Junta de Freguesia promete mudanças na edição
do próximo ano

No que toca às montarias, Artur Parreira disse que para o próximo ano voltariam a ser organizadas duas montarias ou um outro evento que colmatasse a falta de actividade.
Quanto às opiniões de quem expôs produtos na feira estiveram dividiram-se. Por um lado, quem vendeu produtos regionais, como fumeiro, folar, licores, vinho, azeite, doces ou artesanato mostrou-se satisfeito com o evento, embora reconhecessem que no domingo não veio muita gente de fora. Por outro lado, alguns comerciantes que se deslocaram a Arcas para vender artigos diversos, desde bonecos de peluche a artigos em pele e doçaria, fizeram um balanço negativo do certame. Os expositores ouvidos pelo Jornal NORDESTE afirmaram que, embora houvesse um maior número de expositores e uma disposição mais eficiente do recinto, não foi feita publicidade atrair pessoas.