Arbórea expõe variedades de castanha

PUB.

Ter, 24/10/2006 - 10:42


Durante a realização da Rural Castanea – Feira da Castanha e da Gastronomia, a Associação Florestal da Terra Fria Transmontana (ARBOREA) montou um stand para expor as principais variedades de castanha existentes no concelho de Vinhais.

Quem passou pelo certame ficou a saber que, além da longal e judia, ainda existem, pelo menos, mais 20 tipos de fruto que podem ser encontrados nas diversas aldeias vinhaenses.
Segundo o estudo da ARBOREA, é em Quirás que se podem conhecer mais variedades de castanha (sete) seguindo-se Montouto, Moimenta e Edral, localidades onde foram identificados seis tipos do fruto.
Em terceiro lugar está Candedo, Curopos, Santalha, Sobreiró de Baixo, Tuizelo, Vilar de Lomba, Vilar de Ossos e Vilar Seco, com cinco categorias cada.

Stand da CACOVIN apresentou sacos de castanha com o rótulo “Puro Monte”, a marca que será lançada no mercado pela empresa

No expositor da associação, os visitantes podiam encontrar pequenos recipientes de castanhas, devidamente catalogados com o nome da variedade e da respectiva aldeia.
No mapa da ARBOREA, o fruto do castanheiro encontra-se dividido da seguinte forma: longal, judia, lamela, trigueira, boaventura, peluda, aveleira, amarela, francesa, ribança, verdeal, longal/redonda, rebordana, galega, preta, amarela/boaventura, bermunda, carrazeda, martainha e preta, entre outras.
Este foi um dos expositores em destaque na Rural Castanea, a par do stand da CACOVIN, que já começou a divulgar a castanha que sairá desta unidade produtiva, sob o rótulo “Puro Monte”.