“Aqui termina Portugal”

PUB.

Ter, 17/01/2006 - 15:00


A Câmara Municipal de Mirandela (CMM) colocou, na passada sexta-feira, dois outdoors no IP4, para alertar a população e todas as pessoas que visitam o distrito de Bragança para o anunciado encerramento de serviços na região.

“Aqui termina Portugal” é o slogan usado pelo autarca local, José Silvano, para dizer ao Governo que é preciso dar ao Nordeste Transmontano as mesmas oportunidades do resto do País.
Na conferência de imprensa onde foram apresentadas as acções de luta contra o encerramento de serviços, o presidente da CMM apareceu sozinho, mas garantiu que tem o apoio dos 12 autarcas do distrito de Bragança na luta contra a desigualdade de oportunidades.
A desertificação do distrito e as suas consequências são os motivos que levam José Silvano a denunciar e a lutar contra o possível encerramento das maternidades, da esquadra da PSP de Mirandela e da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM).
O autarca afirmou, ainda, que nestas “críticas e reivindicações” nenhum partido político que passou pelo Governo está isento de responsabilidades. Por isso, acrescenta, “não é uma luta contra o PS ou PSD e os seus governos, mas uma acção de defesa do concelho”.

Cartazes podem ser substituídos

José Silvano diz que, no passado, os autarcas só reivindicavam os serviços depois de lhes serem retirados. Agora, reconhecendo o erro, o objectivo é jogar na antecipação para evitar que a extinção de serviços públicos no distrito possa vir a acontecer.
Quanto ao encerramento das maternidades, o edil mirandelense apontou o número de partos nos hospitais do litoral, onde muitas maternidades também andam longe dos 1500 partos por ano. Por isso, “as maternidades do distrito de Bragança devem continuar a funcionar”, sustenta o autarca.
Os rumores à volta da fusão da DRATM com a Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho também preocupam José Silvano, que não aceita qualquer transferência e esvaziamento de serviços, nem a dispensa de funcionários.
O presidente da CMM mostra-se insatisfeito com a posição da Federação Distrital do PS, quanto à manutenção dos serviços no distrito, mas dá o benefício da dúvida. Ou seja, se o Governo recuar nas suas pretensões, José Silvano promete substituir os cartazes do IP4 no prazo duma semana. “Este Governo discriminou positivamente o concelho de Mirandela e o distrito de Bragança”, é a frase que edil promete colocar nos novos outdoor´s.
Para o provar, o edil decidiu adiar a manifestação prevista para este mês, mas marcou mais duas acções de protesto (uma concelhia e outra distrital), caso o Governo diga que vai encerrar serviços públicos na região.