“Aqui o futebol não é o desporto rei”

PUB.

ESTA NOTÍCIA É EXCLUSIVA PARA ASSINANTES

 

Se já é Assinante, faça o seu Login

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA, SEMPRE ACESSÍVEL

Ter, 25/10/2016 - 17:18


Já passaram três meses do início da aventura de Eduardo Gonçalves no futebol chinês. O treinador, natural de Bragança, chegou a Shenzhen, no sul da China, onde integra a academia de futebol do F.C. Joy Soccer Shenzhen com o objectivo de ajudar a desenvolver a modalidade.

Eduardo Gonçalves é um dos 120 treinadores estrangeiros que, este ano, chegaram à China para dar formação aos profissionais locais. Um projecto financiado pelo Governo chinês, que em 2014 anunciou um plano de reforma global do futebol e uma das medidas dessa estratégia passa pela inclusão do desporto rei na disciplina de educação física nas escolas primárias e secundárias.
O treinador brigantino tem seu cargo jovens jogadores com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos num país onde a prática do futebol está a crescer.
“Aqui o futebol não é o desporto rei. Mas já começa a chegar em força e os miúdos começam a estar mais focados na modalidade e em tentar entender o jogo. Depois há de tudo, como em qualquer parte do mundo, miúdos com mais qualidade, outros com menos qualidade, uns revelam mais interesse e outros menos interesse e é aí que o treinador entra em jogo e a ideia é que as palavras cheguem a todos, com o mesmo objetivo, mas de forma diferenciada”, explicou o treinador.

Jornalista: 
Susana Madureira