Antes Eles que Nós

PUB.

Ter, 31/10/2006 - 16:00


No passado dia 21, o Centro Cultural Macedo de Cavaleiros acolheu a peça de teatro "Antes Eles que Nós", trazendo consigo actores como Maria Rueff, Bruno Nogueira e Manuel Marques. Os personagens abordaram questões existenciais em situações fora do comum.

A temática da morte foi o mote escolhido para o desenvolvimento de toda a acção. Os três comediantes viajaram até ao Purgatório – estranhamente parecido com Portugal. Enquanto esperavam por saber se iam para o Céu ou para o Inferno conversaram sobre verdadeiras questões existenciais: o sentido da morte, os pecados, as varinas da Nazaré, o António Variações, o interesse de comprar bilhetes para este espectáculo, entre outros paradigmas. Foram momentos hilariantes em Macedo, percorridos por uma vida absurda, inútil e materialista.
Como escreveu prodigiosamente Teixeira de Pascoaes: “o bom senso nacional conciliou o culto divino e o maléfico. Deus e o Demónio são incompatíveis em toda a parte, excepto em Portugal”.
A divertida comédia de João Quadros, com ideia de Nuno Artur Silva, foi encenada por António Pires, tendo o carimbo das Produções Fictícias.