Amendoeiras arrastam milhares

PUB.

Ter, 07/03/2006 - 16:52


Mais de sete mil pessoas passaram por Freixo de Espada à Cinta, no passado fim-de-semana, para apreciarem o cartaz turístico das Amendoeiras em Flor.

A vila foi palco duma série de espectáculos promovidos pela autarquia, onde não faltou o folclore de Portugal e Espanha. Por outro lado, o I Festival de Tunas Académicas coloriu Freixo com o inconfundível ambiente estudantil.
Este ano, a aposta da organização passou pela I Feira dos Gostos e Saberes, exposição de máquinas agrícolas e viaturas utilitárias, além da habitual Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda, que continua a ser o principal atractivo.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Pedro Mora, a feira tem tudo para ser um sucesso, já que nesta altura do ano todos visitantes procuram os produtos locais e o contacto directo com o produtor.
As iguarias mais procuradas continuam a ser o vinho, o azeite e a amêndoa, a par do fumeiro e da doçaria regional à base de amêndoa.
Por outro lado, a certificação de vários produtos agrícolas é, na óptica da autarquia, um mecanismo indispensável para o bom escoamento dos mesmos. “De forma a manter os elos culturais e comerciais com a vizinha província de Salamanca, a Feira Transfronteiriça acaba por ser um todo, assumindo-se como uma montra de tradições e intercâmbios que acontecem nesta altura do ano”, explicou o autarca.

Espanhóis aderem

De acordo com Pedro Mora, este ano a edilidade decidiu separar os certames. Ou seja, de um lado foi montada a parte de divulgação, ao passo que no outro decorre a parte da comercialização, onde figura o artesanato.
O certame prolonga-se até ao próximo dia 12, mas os objectivos já estão a ser alcançados, dado que tem havido uma presença significativa de espanhóis que se deslocam a Freixo de Espada à Cinta.
Outras das atracções são as danças e cantares, muitos apreciados pelos dois povos, como foi o caso da dança da Bandeira Hinojoso del Duero, Rancho Folclórico de Vimioso e Rancho Folclórico de Abragão.
De acordo com Pedro Mora, o ponto alto das festividades da amendoeira está marcado para o próximo fim-de-semana com a Festa da Música Portuguesa, onde figuram nomes como o de Adelaide Ferreira, José Malhoa e Tatiana, entre outros.
Este tipo de manifestações culturais é, em parte, responsável por um número significativo de visitantes que, anualmente, se desloca à região do Douro Superior.
Até ao próximo dia 19 de Março a organização espera que o Cartaz das Amendoeiras em Flor arraste 25 mil pessoas ao município.