Amendoeiras animam Freixo

PUB.

Qua, 01/03/2006 - 10:12


Apesar de ter um orçamento mais reduzido do que em anos anteriores, o município de Freixo de Espada à Cinta quer proporcionar um cartaz recheado de actividades para assinalar o período das Amendoeiras em Flor 2006, que decorre no concelho até 19 de Março.

O programa para este ano apresenta algumas novidades, como é o caso da I Feira Franca de Produtos da Terra, do Festival Ibérico de Tunas Académicas e duma mostra de máquina agrícolas e viaturas utilitárias.
A VIII Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda é mantida como a cabeça de cartaz, tendo início marcado para o próximo dia 4 de Março. A música é outro dos complementos onde não faltam espectáculos direccionados para os mais diversos gostos do público.
O autarca local, José Santos, garante que esta estratégia passa por reduzir os custos da feira para um terço do valor de anos anteriores, que rondava os 200 mil euros.
Para tal, foram encontradas algumas soluções, como é o caso da mudança do espaço da feira para o pavilhão gimnodesportivo da vila. Desta forma, a edilidade poupa os 70 mil euros que eram gastos no aluguer da tenda gigante que albergava diversos expositores.

Preservar o amendoal

“O município tem uma dívida muito elevada, o que esgota as transferências do Estado por via do Fundo Equilíbrio Financeiro, pelo que é preciso cortar em tudo o que desnecessário e supérfluo”, relembra José Santos.
Mesmo com os cortes, o município vai continuar a apostar no reforço das relações transfronteiriças com província espanhola de Salamanca, já que “nuestros hermanos” visitam o concelho nesta época.
Para manter a cultura da amendoeira, a autarquia está a trabalhar na revitalização do amendoal, na tentativa de o rentabilizar e tornar atractivo turisticamente. Recorde-se que, nos últimos anos, o concelho já perdeu mais de mil hectares de amendoal, pelo que são necessárias medidas drásticas para travar o abandono desta cultura. “A Câmara Municipal está disposta a substituir-se aos agricultores que não tenham capacidade financeira para devolver a dignidade a esta cultura” assegura José Santos.

Motocross em foco

Além da comercialização de produtos, o cartaz da amendoeira não deixou passar despercebida a quadra carnavalesca, sendo de destacar a organização do Enterro do Entrudo e de um concurso de mascaras.
Após o concerto dos EZ Special no passado sábado, no panorama musical destaca-se a Festa da Música Portuguesa, já no próximo dia 11, com a presença de Adelaide Ferreira e José Malhoa, entre outros.
No campo desportivo estará em foco o Campeonato Nacional de Motocros com provas desde os 50 c.c. até à classe rainha da modalidade.
Com estas actividades, a edilidade espera atrair ao concelho cerca de 30 mil visitantes, tal como tem acontecido em anos anteriores.