Amêndoa é tema de Semana Gastronómica

PUB.

Qua, 01/03/2006 - 10:14


Em tempo de amendoeiras em flor, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé está apostada em tirar partido deste cartaz turístico para promover as potencialidades da amêndoa.

Num concelho marcadamente rural, onde a produção de amêndoa tem um peso significativo na economia local, verifica-se a necessidade de potenciar a produção do fruto e rentabilizar os saberes e sabores tradicionais.
É a pensar nesta situação que a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, vai promover a semana gastronómica da amêndoa. Trata-se duma nova forma de olhar para a festa das amendoeiras em flor, que em Alfândega da Fé vai ser bastante saborosa.
Durante esta semana do Carnaval, até 3 de Março, vão decorrer, na cafetaria do Centro Cultural Mestre José Rodrigues, Provas Gastronómicas de Doces de Amêndoa. Ao final da tarde, os mais gulosos poderão passar por este local e incluir no lanche doces confeccionados localmente.
O objectivo passa por desafiar os pasteleiros locais a apostarem na confecção de bolos à base deste fruto, dando a conhecer aos consumidores os apetitosos doces que podem ser confeccionados com amêndoa. Numa altura em que muitos dos produtores estão a desistir da produção de amêndoa, dado não a considerarem rentável, esta é uma forma de demonstrar caminhos alternativos de escoamento, dinamizando dois sectores importantes a produção e transformação do produto.
Ao mesmo tempo todos os estabelecimentos de restauração do concelho incluirão na sua carta de sobremesa doces de amêndoa típicos de Alfândega da Fé. É o caso dos Barquinhos, Rochedos e Queijadas de Amêndoa cujo segredo de confecção tem sido religiosamente guardado nas mãos das doceiras do concelho. Trata-se de pequenos bolos confeccionados à base de amêndoa, cujo nome ainda está longe de atravessar as fronteiras do concelho.
irando partido dos inúmeros visitantes que ao longo destes dias se deslocam aqui para visitar as amendoeiras em flor, a autarquia através da Empresa de Desenvolvimento Municipal de Alfândega da Fé vai promover este produto, que poderá vir a ser certificado sob a marca chapéu “Terras de Alfândega”.