Ter, 31/01/2006 - 15:16
Contas feitas, o candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP mereceu a confiança de 83 eleitores, enquanto os restantes candidatos a Belém não conseguiram um único voto.
Na aldeia, que dista 14 quilómetros da sede de concelho, não há memória duma vitória tão esmagadora em Eleições Presidenciais. Em 2001, por exemplo, os votos foram repartidos pelos cinco candidatos da altura, mas foi Ferreira do Amaral, apoiado pelo PSD, que conseguiu a maior percentagem, na ordem 49 por cento.
E, se parece certo que a localidade é dominada pela onda laranja, nas últimas Presidenciais até os simpatizantes do PS mudaram de cor na hora do voto.
Segundo Norberto da Silva, um habitante de Alvaredos, o PS sempre foi o seu partido de eleição. Contudo, a actuação de Mário Soares durante a campanha não só não convenceu este eleitor, como ainda o desiludiu. “Os outros candidatos perderam muitos votos porque fizeram campanha contra Cavaco Silva. Eu acompanhei sempre a campanha pela televisão e aquele que me inspirou mais confiança foi mesmo o Cavaco”, acrescentou Norberto da Silva.
Pensões convencem eleitores
A par da “campanha educada” comentada nas conversas de café, o aumento das pensões levado a cabo por Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro, também impressionou a população de Alvaredos, na sua maioria idosos.
“Eu tenho 85 anos e votei no Cavaco, porque foi ele que aumentou as pensões. Espero que ele não se esqueça dos mais velhos e nos dê mais um aumento, porque a vida está cada vez mais difícil”, salientou Alzira Madalena, que também reside em Alvaredos.
Além da “subida das reformas”, os habitantes deste “mini-Cavaquistão” esperam que Cavaco Silva incentive o Governo a fazer melhoramentos na aldeia.
A rede de saneamento básico é a principal prioridade para Alvaredos, seguida da construção de um lar de idosos e da melhoria dos acessos aos terrenos, visto que a população vive das reformas e da agricultura.
Já o presidente da Junta de Freguesia, António Silva, não pede melhoramentos para a aldeia, mas deixa um pedido especial ao Presidente da República eleito.
“Gostaria que Cavaco Silva viesse visitar a aldeia que votou nele por unanimidade, visto que se trata de um fenómeno histórico no concelho de Vinhais”, concluiu o autarca.