Alunos fazem experiências

PUB.

Ter, 13/06/2006 - 16:13


A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTIG) abriu os laboratórios aos alunos do 12º ano das escolas do distrito.

Durante a iniciativa, levada a cabo no âmbito do projecto Ciência Viva “Laboratório de Polímeros”, os jovens estudantes tiveram oportunidade de realizar várias experiências de síntese, nomeadamente com nylon, rayon e espuma de poliuretano.
Além disso, os alunos também assistiram à demonstração de propriedades, à identificação de materiais poliméricos e visitaram o projecto denominado “Síntese de adesivos isentos de solventes orgânicos voláteis”, financiado pelo Projecto de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME). Depois seguiram as etapas de concepção e elaboração de uma peça de polímero, utilizando a tecnologia de processamento por injecção.
Trata-se de um conjunto de experiências destinadas aos estudantes de Química do 12º ano, consideradas de carácter obrigatório no âmbito do programa lectivo em vigor.
Foi uma experiência diferente para os cerca de 150 alunos que se deslocaram de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Mogadouro.
Estas visitas, que têm como principal objectivo aproximar os laboratórios da ESTIG dos jovens estudantes, tiveram início durante o mês passado e vão continuar durante este mês.
A organização esteve a cargo do Departamento de Tecnologia Química e Biológica e contou com a colaboração do Laboratório de Tecnologia Mecânica, na demonstração do equipamento de injecção.
No próximo ano lectivo, este projecto deverá ser alargado a outros públicos, nomeadamente às escolas do 1º Ciclo, com a preparação de um conjunto de experiências apropriadas a estas idades.
No âmbito do projecto Ciência Viva, a ESTIG abre de novo as portas já no próximo mês, para receber os alunos integrados nos estágios “Ocupação científica de jovens nas férias”.