Alunos do Secundário visitam IPB

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:24


Divulgar os cursos, as instalações e o equipamento da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança (ESTIG) do Instituto Politécnico de Bragança, são os motivos que levam a instituição a organizar a Semana Aberta, dedicada aos alunos do ensino secundário.

Este ano, o evento decorreu durante a semana passada, em que, para além da apresentação da escola e da visita às instalações, os jovens estudantes tinham à disposição algumas actividades lúdicas, nomeadamente uma exposição de relógios de sol e a representação da peça teatral “ Hipotnozes”.
Segundo o presidente da ESTIG, José Adriano Pires, a instituição tem sentido o peso da redução de alunos, razão pela qual considera fundamental a promoção deste estabelecimento de ensino junto dos futuros candidatos.
“Nós deparamo-nos com dois problemas: a diminuição de candidatos, nomeadamente no distrito de Bragança, e o aumento das vagas nos estabelecimentos de ensino do litoral”, constata o responsável.
Na óptica do presidente da ESTIG, esta instituição tem todas as condições para ser “a melhor Escola de Tecnologia do País”.
No entanto, a interioridade é um dos principais obstáculos com que se depara este estabelecimento de ensino. “60 por cento dos nossos alunos são do litoral e apenas 40 por cento pertencem ao distrito. Se aumentam as vagas no Litoral estão a asfixiar o Interior”, acrescentou José Adriano.
No âmbito das actividades desenvolvidas pela instituição para captar alunos, a ESTIG vai criar um espaço de apoio aos alunos do ensino secundário, nomeadamente para o esclarecimento de dúvidas às disciplinas de Matemática, Física e Química, durante o período que antecede os exames nacionais.
Durante cinco dias, mais de 900 alunos passaram pelas instalações da ESTIG.