Alunos de Agrochão não foram para Ervedosa

PUB.

Ter, 17/10/2006 - 16:09


Com o encerramento da escola de Agrochão, os alunos da aldeia deveriam deslocar-se para o estabelecimento de ensino de Ervedosa, uma situação que não se verificou. Os pais não concordaram com a transferência dos filhos para uma escola com as mesmas condições da antiga, optando por matricular as crianças na sede de concelho e em Torre D. Chama.
Roberto Afonso afirma que os pais têm o direito de escolher a escola onde querem matricular os filhos, mas afirma que a autarquia decidiu que não iria suportar os custos às crianças que se matriculassem noutros concelhos, tendo as mesmas condições de ensino em Vinhais.
No caso de Tuizelo, uma escola que consta da Carta Educativa, acabou por não abrir as portas por vontade unânime dos encarregados de educação.
“Os pais dos alunos vieram à Câmara dizer que não queriam que os filhos continuassem em Tuizelo, uma vez que em Vinhais tinham melhores condições de aprendizagem, dado que a escola da aldeia é centenária e só tem uma sala de aula”, acrescentou o vice-presidente.
A médio prazo, o concelho de Vinhais ficará com dois centros escolares: um na sede de concelho e outro em Rebordelo.