class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165724 node-type-noticia">

            

Alunos competem em Matemática

Ter, 13/03/2007 - 09:56


Cerca de 520 alunos das escolas do distrito de Bragança reuniram-se, na passada quarta-feira, na Escola EB 2,3 Augusto Moreno, em Bragança, para participarem na competição REDEmat.

Trata-se de uma prova desenvolvida pelo Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, no âmbito do projecto PmatE, onde os alunos testam os seus conhecimentos numéricos numa competição que decorre na web.
Segundo a presidente do conselho executivo da Escola Augusto Moreno, Emília Estevinho, esta acção visa motivar os alunos para o estudo da disciplina, tendo em vista a melhoria dos resultados.
“Esta é uma forma de aliciar os alunos a treinarem Matemática, uma vez que põem de lado a caneta e o papel e continuam a resolver os mesmos problemas, mas no computador”, acrescentou a responsável.
A prova da passada quarta-feira foi o culminar de uma iniciativa que teve início em Outubro passado. Os alunos que obtiverem melhores resultados podem, ainda, participar no próximo nível da REDEmat, que se irá realizar em Aveiro.
Apesar da Matemática ser um “bicho de sete cabeças” para a maioria dos estudantes, os participantes nesta prova confessaram ter alguma afinidade com a disciplina.
Quanto ao segredo para obter bons resultados, os jovens revelam que é fundamental ter atenção nas aulas e praticar em casa.
Emília Estevinho afirma, ainda, que tirar bons resultados na disciplina de Matemática depende, apenas, do empenhamento dos alunos. “A matemática é um jogo e eles têm que treinar”, concluiu a professora.
No escalão do 3º e 4º anos, a Inês Maria e a Joana Alexandra, duas alunas do 4º ano de escolaridade da Escola de Santa Clara - Colégio de S. João de Brito, foram as primeiras classificadas a nível distrital. As jovens demoraram, apenas, 13 minutos a responder acertadamente a todas as questões, alcançando o décimo segundo lugar a nível nacional.