Ter, 15/01/2008 - 10:24
Segundo o jornal La Opinión de Zamora, o prazo de execução da empreitada é de 42 meses, o que quer dizer que os trabalhos decorrerão até 2011.
No mesmo documento, já publicado no Boletim Oficial do Estado, consta o lançamento do concurso para a construção do troço Villaverde de Medina-Villafranca del Duero, na mesma linha de Alta Velocidade, mas já na província de Valladolid.
De acordo com o diário zamorano, estes dados, juntamente com as adjudicações e obras já em curso, “demonstram que a Alta Velocidade até Zamora decorre a com ritmo, mas não o suficiente para cumprir os optimistas prazos governamentais que apontam 2010 como o ano em que os zamoranos poderão fazer a sua primeira viagem até à capital madrilena”.
Corredor Madrid-Vigo contempla paragens em Zamora, Ourense e Ponte Vedra.
No entanto, o delegado do governo espanhol na região, Miguel Alejo, garante que o comboio de Alta Velocidade Medina-Zamora estará em funcionamento en 2010”, acrescentando que, a partir de Março deste ano, os zamoranos demorarão menos uma hora a chegar a Madrid.
“Em Março ou Abril, quando o interface de Olmedo estiver concluído, os zamoranos vão demorar menos uma hora a ir de comboio a Madrid e vice-versa”, assegurou Miguel Alejo. Recorde-se que, actualmente, o percurso entre as duas cidades é de 2:50 horas, mas será reduzido com as obras de modernização que estão a ser efectuadas na linha, mesmo antes da electrificação e chegada das novas composições.
No ano de 2010, “quando chegar o comboio de Alta Velocidade, os zamoranos podem ir a Madrid em 1:15 horas”, acrescenta o responsável.
Segundo os planos de Espanha, a ligação em Alta Velocidade Madrid-Galiza far-se-á em Rede de Alta Prestação, com comboios que poderão atingir ao 350km/hora. O corredor Madrid-Vigo contempla paragens em Zamora, Ourense e Pontevedra.


