Ter, 05/09/2006 - 15:19
Consciente da importância que a ZCMA esta grande aposta do Município de Alijó através do seu Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Local (GADL), tem vindo a ganhar cada vez mais interessados, tendo-se verificado um aumento de cerca de 35 por cento em relação à época do ano anterior.
A este aumento não é alheio a gestão do espaço que tem sido realizado pelo GADL, tanto na preservação e reprodução de algumas espécies, como o coelho ou a perdiz, bem como na divulgação da Zona de Caça através de montarias ao javali, entre outras actividades.
Conscientes que a caça é uma actividade económica em crescimento, os responsáveis pelo Concelho de Alijó têm realizado esforços no sentido de desenvolver este desporto, associando-o a outros sectores importantes da região como o enoturismo, aproveitando a natural associação aos produtos genuínos aqui obtidos, como o vinho, o azeite, a amêndoa, o queijo, o fumeiro ou os doces tradicionais.
Esta associação à gastronomia e ao turismo tem vindo a crescer com um aumento significativo de caçadores oriundo de várias zonas do Norte do país.
Freguesias disputam pratos
No último fim-de-semana de Julho, o Clube de Caça e Pesca de Alijó levou a cabo, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio de Tiro aos Pratos “Inter Freguesias”.
Contando com 89 participantes, oriundos de 10 freguesias do concelho, este Torneio começa a afirmar-se como um dos principais do concelho, fruto do trabalho e da divulgação levada a cabo pelo CCPA.
O primeiro lugar individual sorriu a António José de Almeida, enquanto que a vitória por equipas foi obtida pela freguesia de Alijó. A localidade com maior número de participantes chegou de Vale de Mendiz.