Ter, 13/06/2006 - 16:19
Estas unidades juntam-se às duas unidades inauguradas em Sendim da Serra e Gouveia, há cerca de dois anos.
A CMAF fez obras de adaptação e requalificação nos edifícios escolares, transformando-os em modernos e confortáveis alojamentos turísticos no espaço rural.
Além de evitar a degradação das antigas escolas primárias, os investimentos dão vida às aldeias, ao mesmo tempo que reforçam o número de camas do concelho.
Segundo o presidente da CMAF, João Carlos Figueiredo, este tipo de oferta turística tem sido bastante requisitada desde a primeira hora. “É um tipo de estrutura bastante requisitada, principalmente, aos fins-de-semana e períodos de férias”, explicou o autarca, acrescentando que a taxa de ocupação das unidades de Gouveia e Sendim da Serra ronda os 50 por cento.
Preços acessíveis
Com sete unidades do género prestes a funcionar, abre-se a possibilidade de partir à descoberta de uma região, com um tipo de alojamento que alia a qualidade à tranquilidade e hospitalidade das aldeias trasmontanas. Os preços praticados praticados são considerados acessíveis, até porque a estadia em Covelas, por exemplo, custa 50 euros/noite, que podem ser divididos por seis pessoas, correspondentes à capacidade máxima da unidade.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Maria Alzira Vaz, que leccionou em Covelas durante 22 anos. Foi com alguma emoção que a docente visitou a antiga escola, onde elogiou o aproveitamento de espaço efectuado pela autarquia.
A gestão dos sete apartamentos rurais é assegurada pela Alfandegatur, Empresa Municipal, que também se encarrega da Estalagem Senhora das Neves, na serra de Bornes.