Alfândega expõe instrumentos musicais

PUB.

Ter, 09/05/2006 - 15:54


“Sons para ver, ouvir e sentir” é o título da exposição de instrumentos de música mecânica, que se encontra patente ao público na galeria do Centro Cultural Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.

A mostra, inaugurada no passado sábado, reúne mais de 50 instrumentos, entre os quais caixas de música, pianolas, fonógrafos e grafonolas, que fazem parte da colecção de instrumentos de música mecânica de Luís Cangueiro, natural de Prado Gatão (Miranda do Douro).
Esta exposição é “uma verdadeira lição de história” deste género musical, que proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer peças com mais de um século de existência.
A estética e a beleza distinguem os diversos objectos elaborados em madeira, ferro, porcelana, pele e tecido.
O som dos instrumentos, que deliciou as gerações passadas, continua, agora, a proporcionar momentos de prazer. No dia da inauguração, os objectos restaurados deram música aos visitantes que também puderam ver, ouvir e sentir as peças a funcionar.
A mostra conta, ainda, com um CD, composto por 37 músicas feitas com os instrumentos desta colecção particular, intitulado “Instrumentos de Música Mecânica – Sons de Ver, Ouvir e Sentir”.