Alfândega acolhe o primeiro SPA do distrito

PUB.

Ter, 07/03/2006 - 16:34


O início do mês de Fevereiro marcou o arranque das obras do primeiro SPA do distrito de Bragança, que deverá estar concluído antes do final do ano. Integrado na Estalagem Nossa Senhora das Neves (ENSN), na serra de Bornes, Alfândega da Fé, o empreendimento representa um investimento na ordem dos 900 mil euros, financiados em 60 por cento pelo programa comunitário AIBT-Douro.

A unidade é um projecto exclusivo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé (CMAF) mas, vai ser explorada pela AlfandegaTur, empresa gestora da Estalagem, cujo capital social é detido, maioritariamente, pela CMAF. “O SPA só tem vantagens se estiver associado a uma unidade hoteleira, neste caso a Estalagem e, por isso, vão ser administrados pela AlfandegaTur”, informou o administrador da empresa, Cruz Oliveira.
O objectivo deste projecto é dinamizar a unidade hoteleira e a região, atraindo mais clientes e turistas. Aberta há cerca de seis anos, a ENSN tem registado prejuízos, de modo que a construção do SPA resulta numa tentativa de rentabilizar o estabelecimento. “Se a taxa de ocupação aumentar 20 a 30 por cento já será muito bom”, avançou o presidente da CMAF, João Figueiredo.
A estrutura vai estar aberta aos clientes da ENSN, que poderão usufruir de todas as comodidades sem saírem do empreendimento mas, também a população em geral poderá tirar partido do SPA. “Os horários vão ser pensados de modo a permitir a utilização dos equipamentos por parte dos estudantes, dos idosos e, também, de qualquer pessoa que pretenda conhecer e utilizar o espaço”, assegurou o edil.

Concluído no final do ano

O SPA, equipado com piscina, jacuzzi, banho turco, sauna, ginásio, diversas salas de tratamento, de relaxamento e de estar, estará dotado de todas as acessibilidades para deficientes.
Para rentabilizar o espaço e restringir os gastos da unidade, o autarca prevê limitar as contratações de novos empregados, dando prioridade ao redireccionamento dos funcionários da ENSN para o SPA. “ Apenas vamos empregar mão-de-obra especializada ao nível da fisioterapia e dessas técnicas”, assegurou João Figueiredo.
A autarquia pretende, ainda, avançar com iniciativas de modo a dar a conhecer todo o empreendimento. Para isso, prevê elaborar estudos de promoção para dinamizar a unidade hoteleira e os seus equipamentos.