class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163758 node-type-noticia">

            

PUB.

Aldeias ligadas à ETAR

Ter, 16/05/2006 - 14:41


A rede de saneamento das aldeias de Castro de Avelãs, Nogueira, Lagomar e Donai, no concelho de Bragança, já se encontra na fase final.

Segundo o presidente do conselho de administração das Águas de Trás-os- Montes e Alto Douro (ATMAD), Alexandre Chaves, o saneamento das localidades que vão ficar ligadas à Estação de Tratamento de Esgotos Residuais (ETAR) de Bragança vai entrar em funcionamento até ao final do mês de Junho.
De acordo com o responsável, a rede de recolha e a colocação dos emissários entre as aldeias e a Estação Elevatória já se encontram concluídos ou na fase final, pelo que, depois das ligações eléctricas e todos os pormenores acertados, as populações vão passar a ter saneamento básico.
No caso da aldeia de Donai, o processo aguarda, apenas, a colocação da energia eléctrica, estando a ligação à ETAR prevista para este mês.

Rede de saneamento ampliada

No entanto, alguns populares de Castro de Avelãs contestam o atraso na ligação da rede de saneamento da aldeia, alegando que a obra já está pronta há cerca de meio ano e que o impasse se deve a algumas discórdias entre a empresa ATMAD e a Câmara Municipal de Bragança (CMB).
Alexandre Chaves, contudo, desmente qualquer atrito com a autarquia, salientando que o saneamento nesta aldeia está na iminência de ser ligado.
Já o presidente da CMB, Jorge Nunes, recusou-se a falar sobre este assunto, dizendo, apenas, que os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidade.
Quanto às aldeias de Formil, Gostei e Castanheira, passaram a contar com rede de saneamento completa, ao passo que os esgotos já estão a ser tratados na ETAR de Bragança.
Recorde-se que, após o alargamento da rede de drenagem, Estação de Tratamento da capital de distrito ficou com capacidade para receber os esgotos e resíduos da cidade e de sete aldeias do concelho.
De acordo com os dados disponibilizados pela autarquia local, mais de 90 por cento da população do concelho de Bragança já é servida pela rede de saneamento básico, um número que poderá aumentar nos próximos anos com a adjudicação dos trabalhos em mais seis aldeias.