Aldeias desfilam na vila

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 16:31


As freguesias do concelho de Vinhais foram as protagonistas do desfile que decorreu na vila na passada sexta-feira, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal.

Numa tarde de sol e calor, as comunidades rurais muniram-se de tractores e camiões para mostrar as tradições que caracterizam o concelho de Vinhais.
Agrochão fez-se representar pelo ciclo do azeite, ao passo que a aldeia dos Casares recordou o corte da madeira com serradores à moda antiga. Ousilhão, por seu lado, fez desfilar os mascarados e os gaiteiros, acompanhados do Rei e Vassais, que se encarregaram de recriar a emblemática Festa de Santo Estêvão.
Da aldeia vizinha de Vila Boa vieram, também, máscaras e mascarados, verdadeiros ex-libris das tradições e artesanato daquela freguesia.
Já a Moimenta promoveu o grupo de gaiteiros da Associação Cultural e Recreativa da freguesia e colheu os louros de um dos mais bem conseguidos carros alegóricos, que encenou um serão passado a tratar o linho.
A freguesia da Mofreita também apostou na recriação duma tarefa agrícola de outros tempos, decorando um carro com motivos sobre “A lã: da tosquia ao tear”.

Nunes distribui cerejas

A aldeia de Nunes, por seu turno, aproveitou a ocasião para promover a Festa da Cereja que vai decorrer, em breve, na freguesia. Para tal, colocou diversas cerejeiras e espantalhos num atrelado de tractor e tratou de oferecer cerejas às pessoas que assistiram ao desfile.
A apanha da castanha foi o mote da representação de Edrosa, enquanto Paçó preferiu promover os “cuscos”. Já Tuizelo, fez sair à rua as rendas e um serão passado à lareira.
A pastorícia e o ciclo da lã foram o mote da representação de Penhas Juntas, que utilizou um camião articulado para transportar um grupo de cantares tradicionais e, até, diversas ovelhas.
A freguesia de Santalha, por seu lado, encenou um serão transmontano e uma “segada”, utilizando dois carros no desfile para esse efeito.
Rebordelo usou duas carrinhas de caixa aberta para recriar as vindimas e promover o vinho, um dos principais produtos agrícolas da freguesia.

Vila Verde recorda
venda de lenha

Sobreiró de Baixo marcou presença com os seus pauliteiros, ao passo que a Banda de Música representou a freguesia de Candedo.
Os jornaleiros e a venda de lenha ou carvão, que eram transportados de burro para ir de encontro ao comprador, fez parte da representação de Vila Verde, enquanto Vilar de Lomba preferiu recordar o fabrico artesanal do bagaço.
A cestaria encerrou o desfile e assinalou a passagem da freguesia de Vilar de Peregrinos, com a aldeia anexa de Cidões a mostrar como se faz o tratamento do vime.
O cortejo foi organizado pela Câmara Municipal de Vinhais, com vista a preservar as tradições do concelho. No que toca a animação musical, de referir a participação do Grupo de Gaiteiros e da Banda de Música da Associação Cultural e Recreativa do Calvário (Vinhais).
Em termos de actividades ligadas ao mundo rural, as comemorações do feriado municipal contaram, também, com a realização do Concurso Concelhio de Raça Mirandesa e com quatro lutas de touros entre oito exemplares daquela raça.