Aldeias cativam visitantes

PUB.

Ter, 04/10/2005 - 14:58


As obras de requalificação nas aldeias que integram os Núcleos Rurais de Trás da Serra e da Raia já estão em fase de conclusão.

Neste momento, a CoraNE – Associação para o Desenvolvimento dos concelhos da Raia Nordestina está a proceder à sinalização destes locais, para dar a conhecer aos visitantes os locais de interesse turístico das aldeias do Nordeste Transmontano.
O Núcleo Rural de Trás da Serra engloba freguesias dos concelhos de Bragança e de Vinhais que estão localizadas na zona da serra da Nogueira. Ao passo que o Núcleo Rural da Raia abrange freguesias dos concelhos de Vimioso e Miranda do Douro junto à zona raiana, que faz fronteira com a vizinha Espanha.
A par da informação sobre os locais que podem ser visitados, as placas traçam, ainda, percursos entre aldeias com valor histórico, natural e patrimonial. Dentro das próprias localidades também estão a ser colocados sinais direccionais e informativos, que visam facilitar o percurso dos visitantes.
As aldeias que integram os Núcleos Rurais sofreram obras de requalificação do seu património a vários níveis. Os melhoramentos nos arruamentos, a pavimentação de caminhos e a recuperação de igrejas, pelourinhos e fontes foram as principais obras levadas a cabo no Mundo Rural.

Recuperar tradições

A candidatura destes núcleos ao programa Agris, financiado pelo Ministério da Agricultura, foi aprovada no início de 2003 e, desde então, as autarquias, a Câmara Municipal de Bragança e algumas associações locais procederam aos trabalhos de recuperação das tradições características de cada freguesia.
O coordenador da CoraNE, Leonel Vaz, salienta que estes núcleos têm como principal objectivo revitalizar as povoações rurais e, ao mesmo tempo, criar condições para atrair novas populações para o meio rural.
A CoraNE já apresentou oito candidaturas para a constituição de núcleos rurais, mas, até ao momento, só cinco tiveram um parecer positivo e três deles aguardam a aprovação de projectos, para que as obras possam arrancar ainda durante este ano.
Em Janeiro deste ano foram aprovados o Núcleo Rural das Máscaras, que abrange a zona de Ousilhão, no concelho de Vinhais, o Núcleo Rural do Rio, que engloba as freguesias localizadas ao longo do rio Sabor entre Bragança e Vimioso, e o Núcleo Rural das Arribas, que abrange as freguesias de Sendim junto às Arribas do Douro.
Os trabalhos de requalificação do Mundo Rural, responsáveis pela recuperação do património e embelezamento das paisagens, estão orçados em cerca de 700 mil euros.
Quanto aos percursos sugeridos pela CoraNE, podem ser dinamizados por qualquer associação do distrito de Bragança.