Água a conta gotas

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 10:00


Rio de Fornos é uma das aldeias do concelho que só tem água ao início da manhã e ao final da tarde, já que o consumo exagerado obriga a Junta de Freguesia de Vinhais (JFV) a efectuar cortes no abastecimento.
A situação não agrada à população, que está farta de passar o Verão sem ter água a correr nas torneiras ao longo de todo o dia.
No período estival, o abastecimento começa às 8 e termina entre as 10 ou 11 horas. Depois, as torneiras só voltam a pingar das 17 às 19 horas, “mas há dias em que nem sequer reabrem a água ao final da tarde”, explicou, ao Jornal NORDESTE, um habitante sob anonimato.
A solução, segundo um outro popular contactado, poderá passar pela colocação de contadores nas casas da aldeia, já que o uso gratuito de água pode estar na origem de alguns abusos. “Rio de Fornos é uma das aldeias do concelho com mais água, só que há pessoas que a usam para regar as hortas e acaba depressa, apesar do depósito da aldeia ter capacidade suficiente para um consumo normal”, revelou o habitante, que também prefere não identificar-se.
Atendendo à escassez de água nas torneiras, a maioria da população tem optado por montar pequenos depósitos junto às habitações, cuja capacidade permite garantir o abastecimento nas horas dos cortes.