Água com Humor

PUB.

Ter, 06/06/2006 - 16:04


A Biblioteca Municipal de Miranda Douro tem patente, até final do mês, uma exposição em que a água é o tema central.

Promovida pela autarquia local, a mostra intitula-se “Água com Humor”, e conta com a produção do Museu Nacional de Imprensa.
Ao todo são mais de uma centena os cartoons oriundos de países tão diferentes como o Irão, Rússia, Bulgária, China, Brasil, entre outros países europeus.
Os desenhos expostos mostram os hábitos, as carências e a insensibilidade humana para o problema da falta de água doce a nível planetário, ajudando as populações a reflectir sobre um problema com que a humanidade se debate.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, o município decidiu abraçar o projecto Hidrosource, no âmbito do programa Interreg III, de modo a contribuir para a gestão planetária da água e da biodiversidade dos rios e ribeiros, cada vez mais ameaçados.
“Recursos que fazem parte da bacia hidrografia do Douro impõem a abertura e a manutenção constante duma grande rede de coordenação hidrográfica com outros parceiros”, sublinhou o autarca.
“Nesta exposição encharcamo-nos até aos ossos, com o humor gelado e cortante, com esta água que nos chega dos quatro cantos do Mundo, através do Museu Nacional de Imprensa, que nos obriga a vestir à pressa o fato enxuto da nossa responsabilidade nas boas práticas ambientais”, garante a organização do evento.