Agros estuda leite biológico no Planalto

PUB.

Ter, 31/10/2006 - 15:37


Trás-os-Montes é uma das três zonas do País com “excelentes” condições naturais para a produção de leite em modo biológico, segundo um estudo desenvolvido pela Agros.

A par da Beira Interior e Açores, a região transmontana, em particular o Planalto Mirandês, demonstra apetência para desenvolver a produção biológica, dada a sua natureza morfológica e disponibilidade de terrenos.
As análises incidem em vários pontos, como é caso do sabor, do teor de matéria gorda e das células sumáticas. De acordo com o estudo, tanto o leite convencional, como o biológico são bons, embora com um sabor diferente.
Rui Dias, autor da investigação, aponta para várias conclusões de outros estudos já efectuados em outros países europeus. “Numa mãe que esteja a amamentar e inclua cerca de 80 por cento de produtos biológicos na sua alimentação, o teor de resíduos encontrados no leite é três vezes inferior ao de uma mãe que siga uma alimentação convencional”, explica o responsável.

AGROS incentivou os produtores a aderirem à produção de leite em modo biológico, durante uma palestra organizada pela cooperativa Sabodouro

Apesar de haver em Portugal apenas três produtores de leite em modo biológico, nenhum é da região trasmontana ou duriense. Sabendo das potencialidades deste nicho de mercado, a LACTOGAL vai apostar em leite produzido em modo biológico. Trata-se de uma das empresas mais representativas no sector leiteiro no Planalto Mirandês, onde actualmente se estima que existam oito mil vacas leiteiras.
“Só na Área Metropolitana do Porto, o estudo conclui que 10 por cento da população já provou produtos lácteos de origem biológica, mas o melhor indicador são zonas das grandes superfícies comerciais onde estes produtos estão expostos, sendo muito procurados,” explicou Rui Dias.
Dado este potencial de mercado, a AGROS incentivou os produtores a aderirem à produção de leite em modo biológico, durante uma palestra levada a efeito pela cooperativa Sabodouro, que decorreu em Mogadouro.