Agricultores recebem apoios

PUB.

Ter, 03/01/2006 - 15:27


O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) já procedeu ao pagamento integral das ajudas referentes às medidas agro-ambientais e indemnizações compensatórias.

A tutela disponibilizou, na passada quinta e sexta-feira, 56,2 milhões de euros, para saldar a dívida de 25 por cento que tinha com os agricultores.
Em relação às medidas agro-ambientais, o ministro que tutela a pasta da Agricultura, Jaime Silva, já tinha desbloqueado, no passado mês de Outubro, cerca de 155 milhões de euros para apoiar os Homens da lavoura no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural (RURIS).
No entanto, parte dos agricultores ainda não tinham recebido os apoios referentes aos anos de 2003 e 2004, pelo que cerca de 26 milhões de euros do valor disponibilizado no passado mês de Outubro foi para saldar aquela dívida.
As explorações que não receberam as ajudas naquela altura, por estarem sujeitas a controlo, viram a dívida saldada até ao final do ano passado, dado que o MADRP disponibilizou cerca de 24,6 milhões de euros para estes agricultores.
Recorde-se que as medidas agro-ambientais têm como principal objectivo sensibilizar os agricultores para a protecção e melhoria do ambiente, dos solos e da água, bem como para a conservação dos espaços cultivados de grande valor natural e protecção da diversidade genética.
Para as Indemnizações Compensatórias, a tutela disponibilizou um valor total de 31,6 milhões de euros, apesar de estar a trabalhar num plano de contenção financeira.