Afogamento na Foz do Sabor

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:55


Um jovem de 19 anos morreu afogado no passado sábado, nas águas da Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo.

O corpo de Stephen Reis, residente em Vale de Cambra só viria a ser resgatado ao início da manhã de domingo, por mergulhadores do Núcleo Distrital dos Bombeiros de Bragança. O jovem participava num festival de Bandas de Garagem que decorria em Maçores, uma localidade daquele concelho.
Segundo o comandante das operações de resgate, João Venceslau, “o corpo do jovem foi encontrado a uma profundidade de cerca de 12 metros não muito longe do local onde foi visto pela última vez”.
Os mergulhadores dos bombeiros ainda tentaram uma intervenção na tarde de sábado, mas, dada a falta de luminosidade, as operações foram retomadas no início da manhã de domingo. Nas buscas não houve dificuldades, apesar do local ter bastante corrente, disse o comandante das operações.
O corpo do jovem foi transportado para o Gabinete de Medicina Legal do Hospital Distrital de Mirandela, onde foi autopsiado.
Nas operações de resgate estiveram envolvidos seis mergulhadores, apoiados dos por dois botes e uma moto de água.
Tal como o Jornal NORDESTE já noticiou, a praia fluvial da Foz do Sabor encontrava-se interdita a banhos por ordem da Direcção Regional do Ambiente (DRA), devido à alegada má qualidade da água. Apesar de tudo, a zona continua a ser frequentada pelos veraneantes.
As análises efectuadas pela DRA detectaram salmonelas na Foz do Sabor, pelo que a praia foi retirada da lista das zonas balneares, situação que já se verifica há três anos.