Aficionados da marca UMM reuniram em Bragança

PUB.

Seg, 14/11/2022 - 11:45


Cerca de 170 participantes, de vários países, assinalaram o 17º aniversário do Clube UMM em Trás-os-Montes.

A cidade de Bragança foi a localidade escolhida para comemorar o 17º aniversário do Clube UMM.

No sábado, a capital de distrito recebeu 60 veículos 4x4 da marca portuguesa, cerca de 170 participantes, oriundos de França, Inglaterra, Espanha e de várias localidades do território nacional.

Ricardo Albuquerque é natural da Madeira, está emigrado em Inglaterra e veio de propósito para o aniversário. “Trouxe o primeiro UMM que comprei em Inglaterra. Sou um amante desta marca e comprei vários para colecção. Tenho 47 UMM, um de cada modelo. Eu aprendi a conduzir num UMM”, contou.

Foi a primeira vez que o Clube UMM comemorou um aniversário em Bragança. Norberto Liberato é o representante do clube e considera “importante preservar uma marca que é nossa”.

Em Bragança, os participantes conheceram o Castelo e visitaram a aldeia de Rio de Onor. No dia seguinte, domingo, a caravana rumou a Vimioso.

UMM significa União Metalo-Mecânica. Trata-se de uma empresa portuguesa, fundada a 1977, que distribuía e fabricava veículos 4x4 para a agricultura, indústria e serviços. A empresa obteve bastante sucesso e conseguiu lançar uma gama original de modelos todo-o-terreno em várias versões em Portugal e em mais 45 países.

O primeiro modelo produzido foi o UMM 490 4x4 modelo curto que foi produzido a partir de 1978. Em 2006 devido à escassez de encomendas a UMM retirou-se do sector automóvel definitivamente.

Jornalista: 
SM