Ter, 04/04/2006 - 14:30
O início dos trabalhos, orçados em cerca de 400 mil euros, está previsto para o final do mês de Junho com um prazo de execução de dois meses.
Os melhoramentos do aeródromo são da responsabilidade do Aeroclube de Mirandela, que contou com o apoio da autarquia local.
“Estabelecemos um protocolo com a Câmara, que nos apoiou financeiramente, para que a fase burocrática não demorasse tanto tempo”, explica o vice-presidente do Aeroclube, Paulo Cravo.
Actualmente, a pista do aeródromo é em saibro, o que acabava por causar danos nas aeronaves.
A empreitada vai contemplar o asfaltamento da pista, bem como o arranjo da zona envolvente, nomeadamente a área destinada ao estacionamento.
“Nós pretendemos melhorar este espaço, que já conta com uma grande percentagem de tráfego, para atrairmos ainda mais pessoas à cidade de Mirandela”, realça Paulo Cravo.
Obras durante o Verão
O autarca local, José Silvano, também realça a importância desta infra-estrutura para atrair pessoas à cidade. “Este aeródromo é considerado um dos mais bem localizado do País e, além disso, também tem bastante tráfego, actividades e formação na área da aeronáutica”, acrescentou o edil.
Dado que a execução da obra vai decorrer durante o Verão, o apoio aos meios aéreos da Protecção Civil, no âmbito do combate a incêndios, poderá estar comprometido. No entanto, o vice-presidente do Aeroclube afirma que, em situações de emergência poderão ser abertas algumas excepções.
Além disso, o responsável salienta que, se o aeródromo não conseguir dar resposta aos meios aéreos da Protecção Civil durante a época de fogos, Mirandela tem condições para colmatar as falhas que possam ocorrer.
“Em princípio o aeródromo vai ficar fechado até ao final de Agosto. Não vamos apressar os trabalhos porque nós queremos que as coisas fiquem bem, com tudo o que é necessário para obtermos uma certificação por parte do Instituto Nacional de Aviação Civil.
Estas obras são, igualmente, uma mais valia para o Aeroclube, que aposta na formação na área da aeronáutica. “Neste momento temos a decorrer um curso de pilotos e, com a melhoria das condições da pista, também é possível atrair mais pessoas para as nossas formações e actividades”, concluiu Paulo Cravo.