Ter, 29/11/2005 - 14:42
A situação já se arrasta há mais de um ano, altura em que alguns utilizadores aderiram a este serviço, adquirindo o indispensável kit. Hoje, continuam a ser obrigados a aceder à Internet a velocidade reduzida, uma vez que a Banda Larga ainda não tem cobertura na transmontana.
Dezenas de utilizadores, entre empresários e estudantes, afirmam que já reivindicaram este serviço junto da Portugal Telecom (PT), mas, até ao momento, a Banda Larga só abrange a cidade de Bragança.
“Eu aderi à ADSL há um ano e, nessa altura, disseram-me que tinha cobertura. Como o serviço não estava disponível contactei a PT para resolver o problema, mas o ADSL ainda não funciona”, lamenta Cláudio Afonso, um utilizador frequente da Internet.
O aumento da velocidade e a diminuição dos custos são os principais motivos que levam os utilizadores deste serviço a reivindicar a cobertura do ADSL. Alexandrina Fernandes, representante do sector da restauração e turismo, garante que, na aldeia, há dezenas de pessoas que anseia a cobertura por ADSL.
Banda Larga só em 2006
“Recebemos muitos contactos via e-mail, pelo que precisávamos de ter a Internet ligada o dia inteiro e não é possível, dado que os custos são muito elevados”, acrescenta esta habitante.
Esta posição é partilhada por Teresa Ferreira que realça a ineficácia da Internet pela via normal para fazer pesquisas e downloads de informação.
De acordo com os populares contactados, os técnicos da PT já se deslocaram ao local, mas não garantiram a rapidez do serviço. “No site da Telepac esta zona tem cobertura e os técnicos dizem que podem instalar o serviço, mas não afiançam que a ADSL chegue cá com a velocidade necessária”, salientou Alexandrina Fernandes.
Na óptica desta utilizadora, o problema pode ser resolvido com a colocação de um posto na aldeia, para dar cobertura a toda a localidade. O problema é que a empresa de telecomunicações tem adiado a instalação deste equipamento.
Contactada pelo Jornal NORDESTE, a PT garante que, até ao final do primeiro trimestre do próximo ano, todo o País vai ter Internet por banda larga, através da tecnologia PicoDSLAM, que está a ser desenvolvida pela empresa.