class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166059 node-type-noticia">

            

Academia em festa

Qua, 02/05/2007 - 10:14


Os Xutos & Pontapés abriram, em Bragança, um verdadeiro álbum de recordações dos seus 28 anos de carreira. Em termos de cartaz, o concerto de sábado foi o ponto mais alto da Semana Académica 2007, que terminou ontem ao som do inconfundível Quim Barreiros. Durante mais de duas horas, os Xutos debitaram temas que andavam arredados das tournées há alguns anos, tais como Longa se Torna a Espera, OP 53 (O Vento), Andarilhos, Hás-de Ver e Coro da Primavera, este em homenagem a Zeca Afonso.

Na bagagem vinham também as duas músicas do novo single “É Tão Fácil” e “Diz que é uma Espécie de Magazine”. A primeira é inédita a nível discográfico, mas já remonta a 1983, quando os Xutos rodavam no palco do saudoso Rock Rendez-Vous. A segunda é uma versão do genérico do programa Gato Fedorento.
Visivelmente satisfeitos com a recepção do público bragançano, o grupo regressou ao palco duas vezes e mostrou estar em grande forma para os próximos concertos académicos de Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Braga.
No dia seguinte (ou melhor, no mesmo dia, já que o concerto do Xutos terminou cerca das 5 horas), a catedral de Bragança foi pequena para acolher os estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que benzeram as pastas, sob o olhar atento dos familiares. Na parte da tarde, as diversas escolas do IPB foram palco da tradicional Queima das Fitas, com muitas bengaladas, beijos e abraços da praxe à mistura.
O desfile de ontem, subordinado ao tema “As 7 Maravilhas Históricas de Bragança”, teve início nos antigos silos da EPAC e espalhou alegria e espírito académico pelas ruas da cidade, apesar do clima não estar do lado dos estudantes.
À noite, Quim Barreiros encerrou aquela que foi uma das melhores Semanas Académicas dos últimos tempos e que fez passar milhares de pessoas pelo pavilhão do NERBA. The Gift, Belasco, Sam de Kid e o DJ Fernando Alvim foram outros dos nomes que desfilaram pelo palco académico.