class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163058 node-type-noticia">

            

9 Perguntas sobre a pílula do dia seguinte

Ter, 24/01/2006 - 15:25


O que é? A pílula do dia seguinte é uma pílula contraceptiva de emergência, que tomada até 72 horas depois da relação sexual desprotegida pode prevenir uma gravidez indesejada. A pílula do dia seguinte vendida em Portugal é a Tetragynon e é só vendida mediante receita médica.

Em que casos pode ser utilizada?
A pílula do dia seguinte poderá ser utilizada nos casos em que:
- o preservativo se rompeu,
- teve relações sexuais sem qualquer protecção,
- no caso de uma violação,
- o caso de esquecer ou interromper a utilização da pílula contraceptiva normal.
Mas atenção não faça deste método o seu método normal de contracepção! Esta só deverá ser utilizada no caso de uma emergência! Consulte o seu médico de família para discutir a melhor forma de contracepção para si.
Como é utilizada?
A Tetragynon é composta por 4 comprimidos. Os dois primeiros devem ser tomados até 72 horas depois da relação sexual desprotegida e os outros dois 12 horas depois dos primeiros.
Quem pode usar e quais os efeitos secundários?
Todas as mulheres podem utilizar a pílula do dia seguinte, e até ao momento não foram registados nenhuns efeitos secundários graves ou de longa duração. Um estudo efectuado nos Estados Unidos indica que 50% das mulheres que tomam esta pílula são afectadas por náuseas enquanto 20% são afectadas por vómitos.
No caso de vomitar durante a 1ª hora depois de tomar a pílula, os médicos aconselham que a dose seja repetida. Assim é aconselhável que tome um medicamento para prevenir os vómitos, uma hora antes de tomar a pílula.
Outros efeitos secundários que poderá verificar são: cansaço, dores de cabeça, tonturas e sensibilidade do peito.
Como funciona?
A pílula do dia seguinte funciona inibindo ou atrasando a ovulação, inibindo o transporte do óvulo ou do esperma, interferindo com a fertilização e alterando o tecido que reveste o útero impossibilitando a implantação do óvulo fertilizado. O método de actuação depende muito em que fase do ciclo menstrual a mulher se encontra, no momento em que a pílula é tomada.
Esta pílula tem efeitos abortivos?
Não. Em termos médicos, a gravidez só começa depois o óvulo fertilizado ser implantado no tecido do útero. Visto que a pílula impossibilita a implantação do óvulo fertilizado a gravidez não chega a acontecer e assim não é considerado um aborto.
Por outro lado a pílula não tem qualquer efeito na mulher grávida, e até hoje não são conhecidos nenhuns efeitos negativos causados pela pílula tanto nas grávidas, como nos fetos.
Qual o efeito da pílula no ciclo menstrual?
Normalmente nenhum. Assim, a sua menstruação deverá iniciar-se mais ou menos na data prevista. No caso de se atrasar mais que 5 dias, deverá fazer então um teste de gravidez.
Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?
Estudos efectuados identificam que a pílula do dia seguinte é 97% eficaz na prevenção de uma gravidez, quando esta é tomada nas primeiras 72 horas depois da relação sexual.
Quais as precauções que devem ser tomadas depois de tomar a pílula do dia seguinte?
Evite ter qualquer outra relação sexual sem que esta seja protegida (use um preservativo!). E não é aconselhável a utilização da pílula do dia seguinte mais que uma vez durante um ciclo menstrual.
Atenção!
A pílula do dia seguinte simplesmente previne uma gravidez não desejada. A sua utilização não previne contra as doenças sexualmente transmitidas! O único método de contracepção que além de prevenir a gravidez previne também contra as doenças sexualmente transmitidas é o uso do preservativo!