class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168077 node-type-noticia">

            

4 mil pessoas passaram pela Unidade Móvel de Saúde

Ter, 19/02/2008 - 10:21


A Câmara Municipal (CMB), Centro de Saúde e Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) avaliaram, na passada terça-feira, o desempenho da Unidade Móvel de Saúde (UMS) do concelho de Bragança, integrada no programa Saúde XXI.

Um ano depois de ter entrado em funcionamento, o equipamento móvel já atendeu 3.980 pessoas com idades superiores a 65 anos, num universo de 8.929 idosos.
Deste modo, 3.807 pessoas mediram a tensão arterial, 1.076 verificaram a glicemia capilar e 439 pesaram-se. Já 120 utentes efectuaram tratamentos diversos e 15 receberam injecções. Os profissionais de saúde visitaram, ainda, 140 pessoas nos seus domicílios.
Os técnicos avaliaram, também, o grau de dependência dos utentes atendidos.
Recorde-se que a UMS, que resultou de um acordo de cooperação celebrado entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a CMB e a SCMB, percorre todas as freguesias do concelho de Bragança, de modo a prestar cuidados de saúde primários, como tratamentos de enfermagem, rastreios, vacinação.
A prevenção e vigilância da saúde são, também, outros dos objectivos propostos pela UMS. Assim, visa atender, sobretudo, a população mais vulnerável e de maior risco, como idosos e dependentes com dificuldades em deslocarem-se a centros de saúde.
Representando um investimento de 57 mil euros, a viatura foi suportada, em 75 por cento, pelo programa Saúde XXI, ao passo que 25 por cento ficou a cargo da CMB.