35 mil visitantes na Feira do Porco

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 11:48


A 9ª edição da Feira Gastronómica do Porco de Boticas foi marcada pela entrada de D. Ximenes Belo para a Confraria Gastronómica da Carne Barrosã. Durante a manhã do passado sábado, o Bispo Emérito de Dili foi proclamado confrade durante o Capítulo Geral da Confraria.

O certame, que durante o passado fim-de-semana trouxe verdadeiras enchentes a Boticas, superou as expectativas da organização. Segundo os números avançados pela Câmara Municipal de Boticas (CMB), este ano, a feira contou com mais de 35 mil visitantes.
O dia em que se registou um maior número de pessoas foi anteontem, tendo as chegas de bois contribuído para a atracção de mais visitantes. À hora das disputas, mesmo com temperaturas pouco convidativas, os melhores espaços eram ocupados pelos forasteiros, que não queriam perder esta tradição barrosã.
No último dia, o pavilhão multiusos chegou mesmo a revelar-se pequeno para acolher os milhares de pessoas que procuravam os produtos tradicionais vendidos no certame, onde o fumeiro esteve em destaque.
As “tasquinhas” também contaram com verdadeiras multidões e as filas chegaram a ser enormes à hora das refeições.
Os 60 produtores de fumeiro e os 15 expositores de artesanato conseguiram, igualmente, alcançar os seus objectivos, escoando praticamente todos os produtos que levaram para o certame.

Pratos tradicionais de fumeiro oferecidos pelos restaurantes locais foram os mais procurados

Os visitantes, oriundos de diferentes pontos do País e, até, da vizinha Espanha, compraram cerca de 25 toneladas de fumeiro, o que representa um volume de negócios para o concelho superior a 300 mil euros.
Fora da feira, os restaurantes registaram um número de pessoas superior ao habitual. Os pratos de fumeiro incluídos nas ementas foram os mais solicitados pelos forasteiros, que não perderam a oportunidade para degustarem o tradicional caldo barrosão ou os rojões no pote, bem como o presunto, a chouriça e o salpicão.
A animação também deu um contributo importante à iniciativa, com os grupos de rancho folclórico da região e de outros pontos do País a darem a conhecer a cultura tradicional de cada povo.
Na óptica do presidente da CMB, Fernando Campos, “este modelo da feira, que destaca a vertente gastronómica, é uma aposta ganha”, uma vez que o certame dá a conhecer aquilo que o concelho tem de melhor, tornando-o num destino turístico para alguns dos visitantes.
A próxima edição da Feira Gastronómica do Porco já está marcada para os dias 25, 26 e 27 de Janeiro do próximo ano.