2º lugar arrancado a ferros

PUB.

Ter, 04/04/2006 - 15:28


Decorreu na vila ribatejana de Mação a terceira prova pontuável para o Campeonato Nacional de Autocross, na qual participou a equipa Auto Rujo e o piloto brigantino João Domingues.

O campeão nacional trazia na bagagem a vitória de há quinze dias na pista de Murça e era líder no campeonato. Como natural favorito à vitória na prova, João Domingues assim o demonstrou. Nos treinos cronometrados obteve um toque de um adversário que o levou a fazer um pião quando comandava a corrida. Como consequência, o brigantino perdeu vários lugares e partiu para a 2ª manga de qualificação na 6ª posição.
Com a tarefa de recuperar lugares até a cabeça da corrida, Domingues fez as duas restantes mangas ao ataque, chegando à grelha de partida para a final na 3ª posição. Assistiu-se a uma espectacular recuperação que deixava a equipa e piloto com a esperança de ainda poder lutar pela vitória nesta prova.

Recuperação nas
provas seguintes

Na final, apagado o semáforo, o brigantino arrancou bem e manteve o 3º lugar, para na volta seguinte efectuar uma espectacular ultrapassagem e passar para o 2º lugar, pressionando o líder da corrida. No entanto, não conseguiu a vitória, terminando a pouco mais de 1 segundo do vencedor da prova.
João Domingues, contudo, não se mostrou pessimista. “Dadas as circunstâncias da corrida, este 2º lugar é positivo. Perdemos a liderança do campeonato, mas a diferença pontual é mínima para o líder, o que nos possibilita uma recuperação nas provas seguintes”, salientou o campeão.
“Joca” procura revalidar o título de Campeão Nacional e neste fim-de-semana estará a representar Portugal no Campeonato Europeu de Autocross, que se disputará em Murça (ver texto em cima).
Recorde-se que, no ano passado, o piloto do Team Auto Rujo lutou de igual para igual com os melhores pilotos europeus da modalidade e só não conseguiu a vitória na prova porque o Ford Focus não quis colaborar na finalíssima.