25 de Abril no Hospital

PUB.

Qua, 26/04/2006 - 10:28


As comemorações oficiais do 25 de Abril, em Macedo de Cavaleiros, serão em frente do Hospital Distrital.

Trocaram-se os Paços do Concelho pela zona envolvente à unidade de saúde, por decisão de Assembleia Municipal extraordinária.
São medidas já tomadas e anunciadas pela administração do Centro Hospitalar do Nordeste que motivaram esta resolução, que todos o partidos com assento parlamentar votaram a favor.
Após terem vindo a público as decisões de encerramento da cirurgia do Hospital de Distrital de Macedo de Cavaleiros (HDMC) – o que é já um facto consumado, com a transferência dos dois cirurgiões, um dos quais uma referência técnica em todo o mundo, para o Hospital de Mirandela – e as intenções de encerrar o serviço de urgência, contrariamente às expectativas que a Comissão de Acompanhamento da Reforma dos Serviços Hospitalares tornou publica, foi decidida a realização de uma Assembleia Municipal extraordinária.
Este órgão conseguiu a unanimidade das forças políticas ali representadas contra o “esvaziamento” do HDMC. Na sessão foram aprovadas três moções: uma que aprova a realização da sessão solene das comemorações 25 de Abril, em frente ao Centro de Saúde, com posterior manifestação junto do hospital e ma outra, a apresentar à Assembleia da República, onde se exige a demissão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHN).
Foi ainda aprovada uma moção de protesto e repúdio pelas decisões que a o CHN tem tomado e que os deputados municipais consideram lesivas para Macedo de Cavaleiros.
A sessão solene, que se realizará em frente ao espaço do futuro Centro de Saúde, contará, como habitualmente com a presença de uma banda filarmónica.
Para além dos deputados municipais, houve na sessão a presença de vários macedenses. “Não somos transmontanos de segunda. O nosso concelho é o mais central do distrito”, podia ler-se num cartaz exibido na sala.