238 escolas podem fechar as portas

PUB.

Ter, 17/01/2006 - 15:11


De acordo com a reorganização da rede escolar proposta pela Direcção Regional da Educação do Norte (DREN), 238 escolas do 1º Ciclo do distrito de Bragança vão encerrar já no próximo ano lectivo.

Entre os estabelecimentos de ensino em risco, 33 situam-se no concelho de Bragança, 37 no concelho de Macedo de Cavaleiros, 43 no concelho de Mirandela, 26 no concelho de Mogadouro e 22 no concelho de Vinhais.
Em Carrazeda de Ansiães vão encerrar 21 escolas em todo o concelho, em Vila Flor fecham as portas 14 escolas primárias, em Miranda do Douro 10, ao passo que Vimioso e Torre de Moncorvo perdem nove estabelecimentos.
Já em Alfândega da Fé e em Freixo de Espada à Cinta fecham todas as escolas nas aldeias do concelho, já que o ensino será concentrado num único pólo escolar nas respectivas sedes de concelho.
A maioria das escolas que vão fechar encontram-se no Mundo Rural, o que vai obrigar as autarquias a transportarem os alunos das aldeias para as sedes de concelho ou para os pólos escolares mais próximos.
A título de exemplo, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro perde seis estabelecimentos de ensino no Mundo Rural, ficando aberta, apenas, a escola primária de Malhadas. Esta situação repete-se um pouco por todos os concelhos do Nordeste Transmontano, que vêem o número de escolas do 1º Ciclo reduzido em larga escala.
A desertificação das aldeias é o principal motivo que leva ao esvaziamento dos estabelecimentos de ensino e à concentração de alunos em pólos escolares. Contudo, professores e autarquias consideram inadmissível o encerramento das escolas com mais de 10 alunos e com boas condições de funcionamento.