200 equipas nos jogos tradicionais

PUB.

Ter, 04/07/2006 - 15:49


Foram duzentas equipas que estiveram em Vilares da Vilariça, concelho de Alfândega da Fé, no decorrer da quinta edição dos do encontro de jogos populares.

Um campo de futebol cheio de gente capaz de mostrar as suas eternas habilidades no fito, relha e outros jogos foi o mais aliciante, até pelo desportivismo empregue por todos.
Foram muitas horas de jogo até aclarar os finalistas. Muita gente foi apenas para animar os atletas, onde se notou, um pouco, a ausência dos jovens.
Para inverter a situação e atrair a juventude, alguns dos presentes pedem que as escolas comecem a mostrar as mais pequenos estas velhas formas de desporto, que se pode praticar em qualquer lugar.
Nesta quinta edição dos jogos, 75 por cento dos participantes viajaram de Bragança, mas havia gente de todo o distrito e muita vontade de ganhar. No entanto, sempre com um sorriso, mesmo quando os excelentes prémios iam parar às mãos dos pretensos adversários.
O mentor desta iniciativa, o empresário Luís Mónico, foi o mais divertido e não parou de incentivar todos os presentes e de lembrar os presentes para degustarem o apetitoso rancho e feijoada que encerrou o evento
Aí veio o bailarico com um grupo de música que fez mais de 500 quilómetros para estar presentes. Vieram de Vila Nova de Cerveira e deram ao mote, com festa pela noite dentro e os jogos a prometer voltar em 2007.

Classificações

Fito:
1º - João Martins e Aníbal Martins (Bragança)
2º - Alves e Marcelo (Bragança)
3º - José Carlos e João Baptista (Bragança

Cepo:
1º - António Gomes (Candoso)
2º - Cláudio (Cedães)
3º - Luís “Espanhol” (Freixeda)

Raiola:
1º - Armando Lopes e Carlos Justino (Alfândega da Fé)
2º - Hermínio e Carlos Justino (Macedo de Cavaleiros)
3º - Manuel Delgado e Amândio Ventura (Olmos)