Sáb, 26/07/2025 - 20:20
A formação transmontana do Chaves B venceu, por 0-3, o Grupo Desportivo de Bragança e conquistou pela segunda vez consecutiva o Troféu Ximena. A quinta edição do troféu de pré-temporada, que homenageia o antigo capitão e guarda-redes da formação brigantina, jogou-se no sábado, em Bragança.
A turma flaviense vencia por uma bola a zero ao intervalo, com um golo madrugador de Pedro Cauã. No segundo tempo, Keyns Abdala e Adilio Djaló foram os autores dos golos do Chaves B.
André Irulegui, treinador do Grupo Desportivo de Bragança, diz que é importante encontrar dificuldades nesta fase de preparação, porém sublinha que o resultado foi mau. “Estamos a cimentar as nossas ideias, pouco a pouco. Conseguimos manter muita gente, mas estamos num período de adaptação, de melhoria. O Chaves B já está a preparar-se há mais de um mês e é natural que a nossa equipa tenha dificuldades, mas é isso que nós queremos, para poder melhorar e não ter falsos bons resultados. O importante é estarmos preparados para o primeiro jogo do campeonato. No entanto, o resultado é sempre o mau, perder é sempre o mau e não ajuda na questão emocional. Queremos ir passo a passo e melhorar”, sublinhou.
Carlos Guerra, treinador do Chaves B, refere que o principal objetivo nesta fase é retificar alguns erros e afinar a equipa para o Campeonato de Portugal. “O importante é corrigir e afinar aquilo que nós queremos para o campeonato. Penso que tanto o Bragança como o Chaves conseguiram pôr as coisas a funcionar. Agora, é tirar as devidas elações daquilo que estamos a fazer mal e aquilo que estamos a fazer bem. Foi um bom jogo e o resultado pouco importa nesta altura”, frisou.
Ximena não esteve presente no evento, mas Paulo Afonso, presidente do Grupo Desportivo de Bragança, frisa que o Ximena está sempre com a equipa. “O Ximena está a dar o contributo na direção e é um elemento muito importante. Já tinha as férias marcadas há muito tempo e não esteve presente. Nós era para fazermos este jogo na próxima semana, só que infelizmente não conseguimos arranjar equipa e tivemos de o fazer no sábado. Apesar de não ter estado no evento, o Ximena está sempre connosco”, referiu.
O Chaves B levou para casa o Troféu Ximena pelo segundo ano consecutivo, visto que na edição anterior venceu a turma brigantina nos penáltis, por 3-4, após o empate a duas bolas no tempo regulamentar. No sábado, a vitória foi mais esclarecedora, a equipa flaviense triunfou com o resultado de 0-3.