class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168078 node-type-noticia">

            

Bemposta atenta ao coração

Ter, 19/02/2008 - 10:24


aúde do País e do distrito de Bragança, a Extensão de Saúde de Bemposta, no concelho de Mogadouro, assinalou o Dia Nacional do Doente Coronário.

Para o efeito, uma equipa composta por dois enfermeiros, uma nutricionista e uma assistente Social, apoiados pela Unidade Móvel de Saúde, deram alguns conselhos práticos para cuidar do coração.
Além de uma palestra vocacionada para a Educação para a Saúde relacionada com a prevenção de Doenças Cardiovasculares, os presentes partiram para um caminhada, seguindo-se um lanche promovido pela Junta de Freguesia de Bemposta. No final, efectuaram um conjunto de avaliações relacionadas com as doenças coronárias, como a tensão arterial, índice de massa corporal, perímetro abdominal e níveis de colesterol.

Devem evitar-se alimentos com sal e gordura e privilegiar frutas e legumes

“Nesta altura do ano, aconselho o consumo de fumeiro com moderação, já que são alimentos ricos em gordura e sal, factores de risco para a saúde. Já durante o ano, devem evitar-se as carnes gordas, consumir frutas e legumes com regularidade”, alerta o nutricionista do Centro de Saúde de Mogadouro (CSM), Daniel Santos.
Os profissionais de saúde aconselham, ainda, a comer várias vezes ao dia. “Cerca de cinco a seis refeições e comer pouca quantidade em cada um”, observa o nutricionista.
Segundo a enfermeira do CSM, Ângela Luís, há três anos que iniciativa é realizada pelo Centro de Saúde, sendo a primeira vez que se realiza numa extensão de saúde, já que as pessoas têm algumas dificuldades na sua deslocação. O Dia do Doente Coronário é encarado com uma medida para encorajar os doentes a enfrentarem o seu problema. A iniciativa visa, ainda, alertar toda a população no sentido da prevenção, identificando sintomas e factores de risco da doença coronária.