class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168076 node-type-noticia">

            

Mais duas ambulâncias para o distrito

Ter, 19/02/2008 - 10:20


O distrito de Bragança conta com duas novas viaturas de Suporte Básico de Vida (SBV). As ambulâncias estão estacionadas, desde a passada sexta-feira, nos Centros de Saúde de Miranda do Douro e Torre de Moncorvo, reforçando a rede de emergência pré- hospitalar da região.

“Este processo resulta dos protocolos assinados entre as autarquias e Ministério da Saúde, no sentido de reforçar toda rede de emergência pré hospitalar. Para além da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Mirandela, estão no terreno estes novos meios, que são tripulados por pessoal especializado”, avançou a coordenadora da Sub-Região de Saúde Bragança, Berta Nunes.
As novas ambiências estão dependentes do Instinto Nacional de Emergência Médica (INEM) e serão accionadas, apenas, pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
“ As viaturas vão trabalhar em articulação com os bombeiros e Centros de Saúde, o que não significa que se vai retirar a acção dos bombeiros ao nível da emergência pré- hospitalar. Com os meios dos bombeiros e do INEM será prestada um melhor serviço às populações”, observa a responsável.
As ambulâncias também vão cobrir os concelhos vizinhos e estarão sempre à disposição do CODU – INEM, que as colocarão no terreno de acordo com as ocorrências e com a triagem que será efectuada.
Para o funcionamento destas ambulâncias, o INEM contratou técnicos, que tiveram formação em Técnicas de Emergência Médica, Desfibrilhação Automática Externa e Condução de Veículos de Emergência.
A região Norte conta, agora, com 68 ambulâncias SBV.